Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.ufs.br/handle/tede/2707
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma abordagem do ensino de congruência na educação básica
Autor: Gomes, Ataniel Rogério Gonçalves 
Primeiro orientador: Alegri, Mateus
Resumo: O advento, em 1801, da brilhante obra Disquisitiones Arithmeticae} de Carl Friedrich Gauss (1777-1885) proporcionou elementos de extraordinária importância para a Teoria dos Números, entre eles o estudo de congruência, o qual atrai os olhares de diversos matemáticos até os dias atuais pela sua aplicação em diversas áreas, inclusive em temas do ensino básico, evidenciando a necessidade do seu estudo como ferramenta de aprendizagem algébrica. Sendo assim, o presente trabalho propõe abordar o estudo de congruência de forma sistemática, visando a sua contextualização na educação básica, através de uma proposta de sequência didática, e sua aplicação em problemas do cotidiano.
Abstract: The advent in 1801 of the brilliant work Disquisitiones Arithmeticae of Carl Gauss Friedrich (1777-1885) provided extremely important elements to Number Theory, including the study of congruences, which attracts the eyes of many mathematicians to this day for its application in various areas, including basic education issues, highlighting the need of their study as algebraic learning tool. Therefore, this paper proposes to approach the study of congruence in a systematic way, in order to the context of basic education, by proposing didactic sequence, and their application to everyday problems.
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
Educação básica
Congruências e restos
Teoria dos números
Teoria dos conjuntos
Estudo de congruência
Educação básica
Didática
Problemas
Congruences
Basic education
Didactic
Problems
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da instituição: UFS
Departamento: Matemática
Programa: Mestrado Profissional em Matemática
Citação: Gomes, Ataniel Rogério Gonçalves. Uma abordagem do ensino de congruência na educação básica. 2015. 77 f. Dissertação( Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/handle/tede/2707
Data de defesa: 15-Mai-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ATANIEL_ROGERIO_GONCALVES_GOMES.pdfATANIEL_ROGERIO_GONCALVES_GOMES1 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.