Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.ufs.br/handle/tede/3598
Tipo do documento: Dissertação
Título: O fenômeno bullying no contexto escolar : estudo acerca da experiência vivida de adolescentes em uma instituição de ensino de Aracaju
Autor: Leopoldino, Elcio Rezek 
Primeiro orientador: Santos, Luiz Anselmo Menezes
Resumo: Esta dissertação teve como propósito descrever as narrativas de adolescentes acerca da percepção sobreo fenômeno bullying no contexto escolar. Trata-se de um estudo que procura uma, aproximação da perspectiva filosófica da fenomenologia com o campo educacional envolvendo os conceitos de Percepção, Intencionalidade e Intersubjetividade. Para tanto, utilizou-se como base de sustentação teórica os fundamentos da perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty, que propõe a discutir o sujeito em sua totalidade. A averiguação foi realizada em uma Instituição de Ensino Público Federal de Sergipe. Participaram deste trabalho onze alunos, nove meninas e dois meninos, com idade entre quinze e dezessete anos matriculados no ensino médio. Foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa por entender ser a mais adequada nesse tipo de investigação, uma vez que sua principal característica é o saber descritivo que enfatiza a interpretação de um contexto e a descoberta de novos elementos que podem emergir como importantes durante o tema proposto. A metodologia utilizada foi por meio de entrevistas com questões semiestruturadas tipo grupo focal, que através desta ampliação do objetivo buscou contextualizar ainda mais os dados coletados e estabelecer uma situação interativa próxima da vida cotidiana. A importância dessa investigação se faz para valorizar a percepção de cada investigado sobre o fenômeno bullying e suas implicações sobre o mundo vivido no que diz respeito à sua existência, suas relações consigo mesmo, com o outro e com o meio.
Abstract: This dissertation aimed to describe through the adolescents narratives the perception the phenomenon bullying in the school context. It is a study that seeks to approximate the philosophical perspective of the phenomenology with the educational field involving the concepts of Perception, Intentionality and Intersubjectivity. Therefore, the basis of Merleau-Ponty's phenomenological perspective, which proposes to discuss the subject in its totality, was used as theoretical support. The investigation was carried out at a Federal Public Education Institution of Sergipe. Eleven students aged between fifteen and seventeen enrolled in high school and of both sexes participated in this work. Thus, was used a qualitative research approach due to it is considered the most appropriate in this type of research. Its main characteristic is the descriptive knowledge that emphasizes the interpretation of a context and the discovery of new elements that can emerge as important during the proposed theme. The methodology used was through interviews with semi-structured issues such as the focus group, which through this extension of the objective, sought to contextualize the collected data even more and establish an interactive situation closer to daily life. The importance of this research is made to value the perception of each investigated about the bullying phenomenon and its implications on the world lived with respect to its existence, its relations with itself, with the other and with the environment.
Palavras-chave: Educação
Assédio nas escolas
Educação de adolescentes
Fenomenologia
Escolas (Aracaju - SE)
Adolescente
Bullying
Corpo próprio
Teenager
Own body
Education
Phenomenology
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da instituição: UFS
Departamento: Educação
Programa: Pós-Graduação em Educação
Citação: LEOPOLDINO, Elcio Rezek. O fenômeno bullying no contexto escolar : estudo acerca da experiência vivida de adolescentes em uma instituição de ensino de Aracaju. 105 f. 2017. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.ufs.br/handle/tede/3598
Data de defesa: 17-Fev-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELCIO_REZEK_LEOPOLDINO.pdfELCIO_REZEK_LEOPOLDINO.pdf754,6 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.