Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.ufs.br/handle/tede/608
Tipo do documento: Dissertação
Título: HighFrame : uma solução para desenvolvimento em alto nível e deployment automático de sistemas distribuídos baseados em componentes
Autor: Santos, Saulo Eduardo Galilleo Souza dos 
Primeiro orientador: Rocha, Tarcísio da
Resumo: Sistemas distribuídos têm se mostrado altamente heterogêneos e dinâmicos, mudanças acontecem constantemente e rapidamente. Uma abordagem largamente adotada no desenvolvimentode sistemas distribuídos é a do desenvolvimento baseado em componentes, que permite desenvolver softwares flexíveis através da composição de componentes individuais.Mas, com a grande diversidade de modelos de componentes, cada modelo possui sua especificidade de desenvolvimento e nativamente estes não possuem interoperabilidade. O desenvolvimento de métodos de comunicação remota e o deployment distribuído são tarefas difíceis que contribuem no aumento da complexidade. Considerando toda essa complexidade, os esforços destinados ao desenvolvimento de código técnico para sistemas distribuídos são obstáculos que desencorajam desenvolvedores. Neste cenário apresentamos o HighFrame - uma solução integrada para desenvolvimento em alto nível e deployment automático que tem como propósito reduzir a complexidade do desenvolvimento de sistemas distribuídos baseados em componentes heterogêneos. Com esta solução o desenvolvedor mantém o foco de desenvolvimento no negócio da aplicação. Ele utiliza anotações e um planejador gráfico para definir componentes e a arquitetura do sistema distribuído. O HighFrame desempenha o processo de deployment automaticamente e abstrai do desenvolvedor a complexidade de modelos de componentes, métodos de comunicação remota e interoperabilidade entre componentes heterogêneos.
Palavras-chave: Computação
Componente de software
Redes e Sistemas
Distribuídos
Complexidade computacional
Interoperabilidade
Deployment
Complexity
Software Components
Interoperability
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da instituição: UFS
Departamento: Ciência da Computação
Programa: Pós-Graduação em Ciência da Computação
Citação: SANTOS, Saulo Eduardo Galilleo Souza dos. HighFrame : uma solução para desenvolvimento em alto nível e deployment automático de sistemas distribuídos baseados em componentes. 2014. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.ufs.br/handle/tede/608
Data de defesa: 19-Ago-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
SAULO_EDUARDO_GALILLEO_SOUZA_SANTOS.pdf2,64 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.